FONTANA S.A.

Industrializa e comercializa produtos de limpeza, higiene, cosmética e oleoquímicos, está posicionada entre os principais fabricantes do Brasil, atuando nos mercados do Brasil, Mercosul, América Central, Caribe, Ásia, Europa e África.

MAIS DE 80 ANOS DE HISTÓRIA

A Empresa surgiu e começou a ser operada em 1934, por Pedro Fontana, acreditando no trabalho e empenhando-se a conquistar um mercado que, na época, era muito restrito e adverso, com dificuldades de locomoção e pequeno capital disponível. A fábrica de sabão era pequena e operava sob métodos artesanais. A produção, na época, era relativamente baixa e a procura do produto pequena.

A partir do ano de 1958 o Sr. Pedro Fontana passou a compartilhar a administração da empresa com seus filhos Cezário e Dinarte Fontana, transformando a empresa em uma sociedade solidária, sob razão social de "Fontana & Cia. Ltda.".

Com esta nova formatação, o dinamismo e esforço empenhados, contribuiram significativamente para que houvesse um crescimento nos negócios ganhando um novo alento e nova posição nos anos que se seguiram de tal modo que a partir de 1979 a empresa passou por uma nova reestruturação tornando-se Fontana S.A., empresa de participação.

A pequena fábrica deu lugar a uma empresa de maior porte e capacidade de produção, preparando-se assim para novos desafios.

Com o passar dos anos a fábrica foi modernizada, ampliada e reestruturada. O Parque Industrial foi equipado com os maquinários mais avançados do ramo, consolidando assim sua posição no Mercado Nacional e Internacional.

POLÍTICA INTEGRADA


RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

A Fontana S/A tem todos os seus processos de industrialização voltados para a prevenção e controle dos impactos ambientais. Para isso, suas atividades são voltadas a otimização do uso das águas, buscando insistentemente um melhor aproveitamento e redução de consumo. A Fontana também trata 100% do efluente gerado, devolvendo ao rio Taquari água limpa e sem qualquer tipo de contaminação. Além disso, os nossos produtos: sabonetes, sabões, detergentes e os produtos oleoquímicos são ambientalmente corretos. Nossos detergentes são elaborados com matérias-primas que reduzem a expansão da espuma e são biodegradáveis. Reutilizamos a gordura que frigoríficos, curtumes e que outras indústrias descartam. Nossa empresa destaca-se ainda pela segregação correta de seus resíduos sólidos, o que contribuiu para a redução significativa na quantidade de resíduo sólido enviado para aterro industrial. Nos últimos 3 anos reduzimos em 97% a quantidade de resíduo sólido enviado para aterro industrial. Também encaminhamos resíduos para a reciclagem e reprocessamento e todo resíduo orgânico gerado no processo produtivo da empresa é destinado à compostagem. “A empresa tem consciência que esse benefício não é só para a Fontana, mas sim, uma preocupação com o meio ambiente e com o futuro das próximas gerações”, destaca a direção.