FONTANA S/A – Uma História de Sucesso

Fundada em 1934 por Laura e Pedro Fontana. O jovem casal começou como uma empresa individual. Sempre acreditando no trabalho árduo, fizeram questão de ocupar um mercado que, naquela época, era muito restrito e adverso. As dificuldades na cadeia de abastecimento e o pouco capital disponível da família não foram suficientes para que desistissem do sonho: ser produtor e vendedor de sabões nesta pequena região do Sul do Brasil.

“Zebu”, “Combate” e “Laçador” foram as primeiras marcas de sabões em barra. Caracterizados como produtos padrão da época, possuíam uma fórmula clássica de saponificação (mistura de gordura animal e soda cáustica) atendendo às necessidades dos consumidores.

Pedro Fontana e Laura Sanderson

Por volta de 1958, o casal decidiu transferir os negócios da empresa para os filhos Cezário e Dinarte Fontana, transformando a empresa individual em Ltda, com a denominação de “Fontana e Cia Ltda”.

O dinamismo e a visão de negócio dos dois irmãos contribuíram para aumentar as vendas de produtos, novos equipamentos e tecnologias, desenvolvendo a empresa.
Em maio de 1979, passou a se chamar Fontana S/A.

Cesário Fontana e Dinarte Fontana

As diferentes versões de cores, tamanhos e embalagens; somados ao atendimento comercial transformou a empresa familiar em uma empresa inovadora e exitosa.

Na década de 80 começaram a consolidar o propósito da Fontana: ser uma
importante indústria, totalmente brasileira, na área de Higiene Pessoal, Produtos
para limpeza de Roupas e Casa, no Brasil. Inicia a produção por terceirizações de sabonetes em barra, para marcas mundialmente conhecidas como BDF Nivea, Johnson & Johnson, Davene, entre outras. Todas essas habilidades elevaram a empresa a mercados internacionais dinâmicos. O desenvolvimento de novas linhas de produtos aprimorando benefícios e fórmulas inovadoras, embalagens e apresentações modernas foram e continuam sendo a busca constante para a empresa, seus colaboradores e fornecedores.

O maior desafio para a terceira geração, que assume a empresa nos anos 1990:
profissionalizar-se sem perder as características herdadas de seus fundadores.
Assim, o Conselho de Administração da Empresa tem dois Diretores e um
Conselho de Administração com três membros. Este formato jurídico administrativo garante o sucesso dos planos estratégicos e orçamentos da
empresa.

Linha do tempo

Década de 1930
Fundação

Pedro Fontana e Laura Sanderson Fontana instalaram em Encantado a fábrica de sabões. Para melhorar os ganhos da família e aproveitar o excedente de mel na região, começam a produzir mandolates e pão de mel. O portfólio incluía cafés torrados que eram vendidos com sabões, melhorando o mix de produtos a serem oferecidos aos clientes. O transporte era feito em carroças puxadas por burros.

O início

A área atendida, inicialmente, era formada pelos municípios do “Vale do Taquari” e da região da “Serra Gaúcha”. Na cidade de Encantado, por exemplo, os primeiros clientes foram os muito pequenos comerciantes, a escola das freiras e o hospital.

Década de 1940
Moinho Fontana

Em 1943 foi fundado o “Moinho Fontana Ltda”, adquirido por Pedro Fontana em parceria com outros sócios, demonstra o espírito empreendedor do fundador. Em 1947, Pedro vendeu suas ações e reinvestiu na fábrica de sabão. Hoje “Moinhos Cruzeiro do Sul” e “Pena Branca Alimentos” são um dos maiores complexos de alimentos do Brasil.

Década de 1950
Os filhos

Pedro e Laura Fontana tiveram, quatro filhos: Jaime, Joice, Cezario e Dinarte. Cezario e Dinarte permaneceram nos negócios.

Em 1958, Cezario e Dinarte, com poucos colaboradores, assumiram a empresa revezando-se entre a produção, administração e vendas.

Década de 1960
Crescimento

Começa a fase de modernização tecnológica, na qual a empresa deixa de produzir sabão em tanques e passa a secar o sabão em extrusoras, em um processo contínuo.

As vendas, neste momento, já atingem todo o estado do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina e Paraná.

As entregas já eram feitas por caminhões e começam a aparecer os primeiros veículos próprios da empresa.

Década de 1970
Expansão

Inicia-se a produção e comercialização de sabonetes em barra, glicerina loira e glicerina bidestilada. O portfólio dos produtos aumenta com os primeiros produtos químicos, além dos sabões existentes.

Em 1979, o estatuto jurídico da empresa foi alterado de Fontana & Cia. Ltda. para Fontana S.A.

A fábrica é ampliada com a aquisição de novos equipamentos para  secagem de sabão.

Década de 1980
Diversificação

Seguindo o plano de diversificação dos negócios do grupo, inicia-se a entrada na pecuária com fazendas no norte do Brasil. Dinarte muda-se com toda a família para gerir o novo negócio. Nas décadas seguintes, com a planificação estratégica, o grupo define por concentrar os esforços na atividade industrial.

Forte presença da terceirização e produção de marcas próprias nas vendas da empresa (chegando a 70% - possui 30% no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) produzindo para grandes empresas nacionais e multinacionais como Johnson & Johnson, BDF Nivea, Davene,  Laboratórios Stiefel, Procter & Gamble, Elida Gibbs (UniLever), Laboratórios Abbott e York.

Conhecimento

A produção de marcas próprias trouxe muitos benefícios em transferência de tecnologias das melhores e mais modernas técnicas de fabricação da época, pois elas já faziam parte do dia a dia destas grandes empresas que confiaram no potencial industrial da Fontana.

Ampliação fabril

Aquisição de nova área para transferência da fábrica de sabonetes da Av. Antônio de Conto para área mais ampla, no mesmo município de Encantado. A produção de sabonetes foi ampliada com a aquisição de mais três linhas de produção.

Novas mudanças foram feitas, automação e aquisição de novos equipamentos (extrusoras, estampadeiras e embaladeiras).

Década de 1990
Reestruturando

Construção das unidades de Cisão e Destilação de gorduras, um passo a mais da Fontana na área de Oleoquímicos.
Início de expansão comercial envolvendo a reestruturação da linha de produtos e a abertura do mercado no Brasil (contratação de nova equipe de vendas).
A participação das marcas próprias nos números da empresa é reequilibrada entre as marcas próprias e as terceirizações.

Qualificação

Fontana consegue estar presente em mercados antes frequentados apenas por grandes marcas: grandes clientes de varejo e atacado em todo o Brasil abrem suas portas para o portfólio.
Em novembro de 1996, Fontana é certificada pela ISO 9001.

Intensifica o investimento em uma nova atividade de negócios para a empresa: a produção de detergente líquido.

Década de 2000: A companhia atualmente possui duas unidades de negócios:

  1. Produtos de Consumo: Para Roupas: Sabões em
    barra, Detergentes líquidos, Removedores de
    Manchas, Amaciantes de roupas. Para Casa:
    Detergentes lava louças e Panos Multiusos;
    Limpadores para Cozinha e Banheiro;
    Aromatizantes e Saneantes Sanitários; Antimofos.
    Para Corpo: Sabonetes em diferentes formulações:
    Líquidos, Barras, Antibacterianos, Hidratantes,
    Orgânicos, Glicerinados, com Extratos e Finas
    Fragrâncias, para toda a Família, para Crianças e
    para peles Maduras.

  2. Oleoquímicos: Glicerinas, Gorduras Hidrogenadas,
    Ácidos Oleicos, Ácidos Esteáricos, Massa Base
    para Sabonetes, Ésteres; produzidos a partir de
    gorduras animais ou óleos vegetais certificados.

Com vendas anuais em torno de 37 MM euros, é uma das principais Indústrias Brasileiras de Produtos de Higiene Pessoal e Doméstica, além de forte produtor e
fornecedor de Oleoquímicos.

Seus produtos estão em vários países ao redor do mundo: Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Cuba, Venezuela, República Dominicana, Haiti, Rússia, China, Costa do Marfim, EUA.

A Sede Industrial e Administrativa está localizada na cidade de Encantado/RS. Uma nova Unidade em Palmeiras de Goiás/GO está em implantação. Uma grande rede de distribuidores exclusivos, clientes, lojas de varejo e Depósitos de Produtos da Fontana situados nas cidades de Campo Grande/MS, Itapecerica da Serra/SP, Salvador/BA e Recife/PE completam a Estrutura Comercial Brasileira.

As matriarcas

Mesmo com a grande profissionalização da empresa e o reconhecimento da trajetória de sucesso de Pedro e Laura; e de Cesário e Dinarte segue presente a
participação ativa de suas esposas no Conselho de Administração da Fontana. O reconhecimento vivo de seus papéis como cofundadoras e o respeito por suas
trajetórias.

As Matriarcas, Glacy Fontana e Dejamira Fontana, são fundamentais na tomada de decisões da Companhia e nos direcionamentos para o futuro.

Glacy Ana Fontana

Determinação e firmeza são algumas das marcas da acionista e matriarca Glacy Ana Fontana, de 80 anos. Além de acompanhar o desenvolvimento da empresa ao lado do marido Dinarte, ela testemunhou a visão empreendedora dos sogros Pedro e Laura, que na década de 1930 iniciaram a produção de sabonetes. Hoje, como membro do Conselho de Administração, Glacy participa das reuniões e ajuda a definir o planejamento estratégico que norteia os princípios da empresa. Atualmente, Fontana é administrada por seu filho Mauricio e seu sobrinho Ricardo.

Dejamira Lurdes Fontana

Foi em Taquara, no município de Putinga, pequena localidade pertencente ao município de Encantado, que nasceu e viveu Dejamira Lurdes Fontana até os 13 anos. Concluiu o ensino fundamental, o ensino médio no Colégio Madre Margarida e iniciou seus estudos na área contábil, o que era comum na época. Filha de Ângelo Cirilo Pretto e Armelinda De Mari Pretto sempre se dedicou ao lar. “Os meus pais fundaram a “Malharia Neusa ”, para ser uma empresa familiar para os seus filhos. As minhas responsabilidades eram fazer o serviço doméstico, cozinhar e cuidar dos meus dois irmãos mais novos de manhã e ir à escola à tarde”, relembra.

No Brasil, somos uma equipe de 98 representantes comerciais, 25 distribuidores exclusivos,
apresentando nossos produtos da Unidade de Consumo a 28.800 clientes cadastrados, dos quais
cerca de 15.000 são compradores regulares. Na Unidade de Oleoquimicos contamos com parceiros
distribuidores globais. Na sede em Encantado, 230 colaboradores estão preparados para entender as
necessidades de nossos clientes e dar o suporte necessário para nossa força de vendas.

Dezembro de 2017 marca o início da implantação de uma nova unidade industrial no estado de Goiás/Brasil. Nos próximos anos, entrará em operação, consolidando a expansão tecnológica incluída no Plano de Expansão da Companhia.

Fontana Paraguay S/A, fundada em janeiro de 2017, marca a Internacionalização da empresa e o desenvolvimento dos negócios além-fronteiras. Melhora com a expansão de distribuidores nos países da América do Sul e Central, além dos estados do Norte e Centro-Oeste do Brasil.

Fontana destaca a importância do Sistema de Controle de Qualidade
dentro dos requisitos e normas de acordo com as normas
internacionais, incluindo ABNT ISO 9001, ISO 22716, Normas ESG
além das Resoluções das Autoridades Sanitárias dos países onde atua, principalmente ANVISA / Brasil.

A Política da Qualidade contempla os seguintes objetivos: Satisfação dos consumidores externos, entendendo suas necessidades e expectativas; Manter parceria com fornecedores; Melhoria contínua em seus processos por meio de indicadores de qualidade e do Manual de Boas Práticas; Treinamento e Qualificação eficaz de seus funcionários e colaboradores. Cuidado com o Meio Ambiente: Classificada entre as 10 melhores empresas do Estado do Rio Grande do Sul em termos de cuidado com o meio ambiente, com redução considerável na produção de resíduos industriais e envio de embalagens para reciclagem.

Fundação Laura Fontana: Homenagem à fundadora da empresa, que visa a interação social, cultural e recreativa de seus associados. Criada em outubro de 1986, tem sede na cidade de Encantado e tem como missão desenvolver a qualidade de vida de seus integrantes por meio de programas educacionais e financeiros.

brasao